Formação e Trajetória

Atuando desde 1987, o dentista e ortodontista Paulo Faria é Graduado em Odontologia pela UNISA (Universidade Santo Amaro) e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul).  Especialista em Homeopatia desde 2009 pelo Conselho Federal de Odontologia.  Pós Graduado em Saúde Coletiva também na UNICSUL.

A história começou quando, ainda estudante de Odontologia, iniciou um estágio no consultório do Dr. Paulo Decarli, dentista do seu pai naquela época, e que era um profissional “das antigas”.  Acreditava que a profissão, muito mais que o foco na estética, tinha uma grande oportunidade na saúde do paciente. Além da atuação nesse consultório, o estágio também se estendeu aos processos de desenvolvimento de próteses, junto a um parceiro do consultório. Foi essa vivência e a crença de que o dentista podia mudar muita coisa na qualidade de vida das pessoas, que o então odontólogo Paulo Faria focou sua atuação e estudos.

Dr Paulo Faria também é Myobrace Certified Provider pela MRC (Myofunctional Research Co.) da Austrália, empresa pioneira no uso de aparelhos para corrigir os maus hábitos miofuncionais e criadora do Sistema Myobrace.  Essa certificação foi fornecida ao Instituto Paulo Faria pela empresa Myofunctional Research Co.

O Instituto Dr. Paulo Faria é Especialista em Odontologia Miofuncional, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, e seus profissionais utilizam os aparelhos do Sistema Myobrace (Trainer, Myobrace, TMJ e BWS) em sua clínica desde 2002.

 

 

Primeira Clínica Padrão Australiano – Myobrace Certified Provider (MCP)

Essa é a certificação emitida pela Myofuntional Research Co. da Austrália que autoriza o Instituto Dr. Paulo Faria a utilizar a identidade visual de uma Clínica Padrão Australiano MCP e que o caracteriza como especialista habilitado a aplicar os conceitos Myobrace.
Para isso, o Dr. Paulo Faria recebeu formação específica feita em diversos encontros para formação e reciclagem com Chris Farrell nos Estados Unidos, Australia e América Latina:
na Flórida 2009, Califórnia 2010, Panamá 2011, Brasil 2012, Argentina 2012, Austrália 2013, e mais recentemente uma nova formação feita em Nova York, New Jersey, em 2016.

Do consultório para a sala de aula foi um caminho natural.  Inicialmente, ministrando palestras para interessados em conhecer o Sistema apoiado pela empresa que comercializa os aparelhos Myobrace no Brasil, a OrthoMundi.  Estruturou cursos diversos com foco em formar outros profissionais para atuarem com o Sistema em suas clínicas.

Ministrou mais de 400 cursos e palestras no Brasil, EUA, Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela como palestrante da OrthoMundi, da Myofunctional Research Co. e do seu Próprio Instituto.

No Brasil foi palestrante desde 2008 na SPO – Sociedade Paulista de Ortodontia-, maior Congresso de Ortodontia do Brasil e na OrthoMundi, Distribuidor da Myofuntional no Brasil.
No ano seguinte, 2009, passou a palestrar também no CIOSP, o maior Congresso Internacional de Odontologia que acontece em São Paulo- Brasil, o maior evento de odontologia da América Latina. 

Produziu artigos científicos, foi colaborador no Blog Vivo Mais Saudável (www.vivomaissaudável.com.br) desde 2013 e no Mundo Mommy desde 2014 (www.mundomommy.com.br).

Ministrou cursos no Instituto Paulo Faria em 2015 sobre Odontologia Miofuncional, Ortodontia Miofuncional e Sistema Myobrace.

Desenvolveu estudos e trabalhos constantes com criadores, pesquisadores e usuários dos Sistemas. É co-autor do primeiro artigo científico com estudo de caso com um de seus pacientes comprovando os resultados do Sistema na melhoria da qualidade de vida.

 

Trabalho Voluntário

Como ortodontista voluntário atua na IAM (Instituição Assistencial MEIMEI) da Paulicéia em São Bernardo do Campo desde 2006.
É ortodontista voluntário na ONG Turma do Bem desde 2010.  Assumiu a coordenação da ONG na Cidade de São Bernardo do Campo desde 2015.